terça-feira, 9 de agosto de 2022 - 09/08/2022 05:43:44
Mundo Atualizado Portal Útil

Publicado por admin em 24/03/2022 às 17:39.

Ovo é um tipo de ingrediente muito versátil, que não pode faltar nas cozinhas brasileiras. Compondo as mais diversas receitas, eles são essenciais para fazer bolos, ajudar a empanar carnes ou até mesmo como mistura. Mas uma dúvida que permeia a cabeça dos cozinheiros de primeira viagem é: como saber se o ovo está bom?

Existem alguns testes rápidos que você pode realizar antes de quebrar os ovos no meio da sua receita, que vão te ajudar a economizar tempo na hora do preparo e ingredientes. Evitando o desperdício.

Por isso, hoje vamos te explicar aqui no Mundo Atualizado, como saber se o ovo está bom ou estragado pra você não desperdiçar ingredientes na hora de fazer uma receita simples.

O que este artigo aborda:

Qual é o aspecto de um ovo fresco?

Para conseguir identificar rapidamente se um ovo está fresco ou não, você pode observar a aparência ao quebrá-lo (Recomendamos que você utilize um copo ou um prato para essa tarefa. Pois caso o quebre diretamente na panela ou na tigela com a receita, você corre o risco de perder os ingredientes, caso o ovo esteja estragado).

Um ovo armazenado há pelo menos uma semana, tem uma gema bem redonda, e uma clara com aspecto gelatinoso, firme e consistente. É muito comum que uma parte dela se espalhe mais, formando um segundo aro, em torno do primeiro.

Avaliar o peso do ovo também pode ser uma forma de identificar se ele está fresco ou não. Um ovo fresco, pesa algo em torno de 50 a 80 gramas, em média.

Já um ovo não tão fresco (algo em torno de três a quatro semanas), fica mais leve, chegando a pesar entre 25 a 30 gramas.

Como saber se o ovo está bom?

1. Teste da água para saber se o ovo está bom

Esse é um dos testes mais populares disponíveis na internet para saber se o ovo está bom. Além disso, é muito fácil e prático. Para realizá-lo, você vai precisar de uma tigela funda cheia com água fria. Para entender como o teste funciona, você vai precisar observar se:

– Se o ovo cair no fundo da tigela de lado, isso quer dizer que ele está próprio para o consumo;
– Caso ele caia e fique em pé, isso quer dizer que ele passou um pouco do ponto, mas que ainda está bom para o consumo;
– Agora, se o ovo ficar flutuando na água, isso significa que muito provavelmente ele está estragado.

E como saber se funciona mesmo?

Os ovos possuem uma bolsa de ar em seu interior, que vai crescendo à medida que ele demora para ser consumido. Por isso, ele flutua se estiver estragado.

Em alguns casos, é possível que o ovo ainda esteja bom para consumo, mesmo flutuando, para ter certeza, quebre-o em um copo, antes de misturá-lo à receita.

2. Teste da aparência da clara e da gema

Para realizar esse teste, você vai precisar de um prato branco para observar a aparência da clara e da gema para saber se o ovo está bom. Você vai encontrar as seguintes características:

– O ovo terá um cheiro forte e desagradável;
– Possuirá cores diferentes de um ovo fresco;
– A gema e a clara costumam ter uma consistência mais líquida.

Geralmente, é bem fácil perceber se um ovo está bom ou estragado apenas pelo cheiro, que é quase impossível disfarçar.

Porém, caso você ainda fique na dúvida, a cor e a consistência vão te ajudar nessa missão de identificar se o ovo está prestes a estragar.

3. Como saber se o ovo está bom: Chacoalhe o ovo

Você sabia que a clara e a gema do ovo envelhecem? Por esta razão, quanto mais tempo você demora a utilizá-lo em alguma receita, mais a bolha de ar que citamos no início do texto aumenta.

E isso acontece porque a umidade interna do ovo e o dióxido de carbono presente em sua casca vão diminuindo conforme o ovo vai envelhecendo.

Ou seja, um ovo velho, tem mais espaço disponível em seu interior, além de, claro, ser mais leve.

Logo, o conteúdo do ovo balança e bate nas paredes (das cascas) com mais facilidade, podendo ser um jeito de identificar se ele está estragando ou não.

Portanto, para descobrir se o ovo está bom ou não, siga os seguintes passos:

– Leve o ovo para perto da orelha e chacoalhe bem;
– Caso você ouça um som de líquido se movendo, é provável que o ovo esteja ruim.

4. Aplique o teste da lanterna

Uma outra forma de avaliar se o ovo está bom ou não, é colocando uma luz sobre ele e observando o conteúdo interno para saber se o ovo está estragado.

Para realizar esse teste, você vai precisar encostar uma lanterna na casca do ovo e acendê-la, observe se:

– Se o brilho da casca estiver claro, isso significa que ovo está bom;
– Agora, caso o brilho seja escuro, então provavelmente o ovo está estragado.

Cuidados na hora de armazenar os ovos

A forma como você conserva um ovo, é o principal fator na durabilidade do mesmo. O ideal é que eles sejam guardados na geladeira, só que longe da porta. Já que o “movimento de abre e fecha faz com que eles estraguem mais rápido”.

Outra dica fundamental para a conservação de ovos é não lavá-los. Isso porque a casca é naturalmente porosa. Quando molhada, quando molhada, fica mais suscetível a bactérias e microrganismos.

Ao retirar os ovos refrigerados da geladeira, não os deixe expostos à temperatura ambiente por mais de duas horas. É imprescindível que você os consuma assim que os tirar da geladeira.

E, por fim, também é importante observar a data de validade dos ovos na embalagem.

Agora que você já sabe como é a aparência e as características de um ovo bom e um ovo estragado, está na hora de nos contar aqui nos comentários qual é a sua receita preferida com esse alimento riquíssimo.

1

Pode ser do seu interesse

Varanda – Confira dicas e aprenda como decorar esse ambiente

Varanda – Confira dicas e aprenda como decorar esse ambiente

Os benefícios da Vitamina C

Os benefícios da Vitamina C

Preço de Cirurgia Plástica Facial

Preço de Cirurgia Plástica Facial

Jogo do Fluminense ao vivo | Online grátis

Jogo do Fluminense ao vivo | Online grátis

Luan Santana | Agenda de Shows 2012

Luan Santana | Agenda de Shows 2012

Pré-Libertadores: Flamengo Vacila na Bola Aérea e Perde de Virada do Real Potosí

Pré-Libertadores: Flamengo Vacila na Bola Aérea e Perde de Virada do Real Potosí