Publicado por admin em 03/03/2022 às 19:03.
O que este artigo aborda:
Lavar as mãos de forma eficaz é a maneira mais correta de se proteger do coronavírus e dos demais vírus existentes no mundo.
Pode até parecer simples, um ato corriqueiro, mas ele é capaz de manter esse perigoso vírus bem longe, desde que se faça uma lavagem que abranja a mão inteira. Veja aqui no Mundo Atualizado como lavar as mãos de forma eficaz.
Desde o começo da pandemia de COVID-19, não faltam dúvidas a respeito da melhor forma de lavar as mãos, ou seja, como garantir que todas as partes da mão estejam higienizadas e sem conservar vírus. Entenda agora como fazer a lavagem e porque ela ajuda tanto no combate à doença.
Segundo o Dr Drauzio Varella, devemos lavar as mãos por pelo menos 20 segundos.
Como lavar a mão de forma eficaz
O passo a passo para a lavagem de mãos correta é:
– Molhar as mãos;
– Colocar um pouco de sabão;
– Esfregar por 10 segundos uma palma na outra;
– Esfregar por 10 segundos a palma da mão direta sobre o peito da mão esquerda;
– Fazer a mesma coisa com as outras mãos por 10 segundos;
– Lavar cada um dos polegares por 10 segundos;
– Esfregar levemente as unhas na palma das mãos por 10 segundos
O indicado é que as pessoas que usam anéis os retirem na hora de higienizar as mãos e que esses acessórios também sejam lavados. Deve-se lavar esses anéis até mesmo por dentro, esfregando-o por dez segundos.
Não há necessidade de aplicar álcool em gel nas mãos depois da lavagem acima: o uso do álcool em gel tem como objetivo substituir a lavagem completa das mãos, mas apenas quando esta não for possível.
É importante lavar as mãos o máximo de vezes possível, ainda que não se saia de casa. Algumas das situações em que a higienização deve ser feita são:
– Quando se chega da rua;
– Antes de colocar as mãos no rosto;
– Antes de se alimentar;
– Antes de tocar em crianças pequenas ou em qualquer pessoa que esteja no grupo de risco
Sabonetes que podem ser usados na lavagem de mãos
A notícia boa é que, para combater o coronavirus, não é preciso usar nenhum sabonete especial. Os sabonetes comuns, encontrados nos supermercados e farmácias, são altamente eficientes. Isso porque todos eles têm a mesma função, que é destruir gordura e a gordura é justamente o que reveste o coronavirus.
Uma vez que o revestimento mencionado é destruído, o vírus morre. Além disso, as mãos que estão higienizadas repelem o coronavirus, diminuindo a contaminação. Por isso, cabe frisar: todas as marcas são eficientes, até a de sabonetes bem baratos.
Se possível, deve-se dar preferência ao sabonete líquido, mas, os sabonetes sólidos, inclusive os de coco, usados para lavar roupa, são suficientes.
Mesmo com a lavagem das mãos, os demais cuidados não podem ser negligenciados
Ainda que as mãos sejam constantemente lavadas, isso não significa que os demais cuidados devem ser esquecidos. É necessário combinar a higienização frequente das mãos com o isolamento social (exceto em casos especiais) e o uso de máscaras. Estas, para que sejam eficientes, precisam ter duas camadas de tecido.